terça-feira, 19 de maio de 2009

TEXTO CONSTRUIDO PELOS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL SARA VIOLETA APÓS APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS SOBRE DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS

A gripe é uma doença grave, contagiosa,
causada pelo vírus Influenza (tipos A,B e C) e o
resfriado é menos agressivo e de menor duração,
causado pelo Rhinovírus (com seus vários
tipos), sendo que a transmissão de ambos,
entre as pessoas, se dá através das vias
respiratórias.
A gripe surge com sintomas severos de febre alta, dor de
garganta, dores no corpo, dor de cabeça, fraqueza, mal-estar geral, calafrios, tosse intensa e dificuldade de respirar e, em idosos e pessoas com baixa imunidade, pode haver necessidade de internação hospitalar, às vezes levando o paciente à morte. O resfriado pode provocar irritação na garganta e no nariz, espirros, coriza, obstrução nasal e, às vezes, mal estar geral com pequeno aumento da temperatura corpórea.
Tanto a gripe como o resfriado
podem se complicar, principalmente quando a pessoa está com baixa imunidade, o que é comum em crianças pequenas, idosos, asmáticos e pessoascom doenças crônicas.
Previne-se das gripes e dos resfriados consumindo uma alimentação saudável, ingerindo bastante líquidos, economizando energia, respeitando o tempo de sono, lavando as mãos com freqüência e evitando-se o contato com os olhos, nariz e boca, além de manter sempre o ar ambiente circulando, impedindo o aumento da concentração de vírus.

Um comentário:

  1. Olá!
    Blog interessante, que estimula a participação dos estudantes, contribuindo para a formação de sujeitos críticos-reflexivos, criativos e autônomos.
    Sugiro divulgar o nome dos estudantes que escreveram o texto.
    Valeuuuuuuuuuuu!
    Abraços virtuais
    Lourival

    ResponderExcluir